TERAPIAS
PNPIC
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde reconhece terapias que cuidam do corpo, da mente e da energia, tornando o cuidado com a saúde mais completo e acessível.
Práticas Integrativas Complementares Magnéticas
Você já ouviu falar das PICMAG? Elas unem Física, Biomedicina e Terapias Energéticas para compreender e tratar as disfunções bioeletromagnéticas do corpo humano.
Técnicas como o Magneto encefalograma (MEG), a Magneto cardiografia (MCG) e o Rastreio Biomagnético e Bioenergético permitem medir o campo magnético do corpo de forma não invasiva, acessível e segura, revolucionando diagnósticos e auxiliando em tratamentos.
No campo do Biomagnetismo Medicinal e do Desbloqueio Emocional Magnético (D.E.M.), já existem pesquisas promissoras — desde o uso de nano partículas magnéticas no câncer até o diagnóstico de infecções e o equilíbrio de órgãos por meio de campos magnéticos estáticos. No Brasil, o avanço científico conta com dezenas de publicações e projetos em hospitais e universidades.
As PICMAG ampliam as opções de cuidado em saúde de forma democrática e multidisciplinar. O futuro dessas práticas é promissor e pode transformar a forma como entendemos a saúde, integrando ciência, energia e bem-estar.
Energia Vital e Equilíbrio
Além das práticas magnéticas, existe o Reiki, uma Prática Integrativa e Complementar (PIC) de origem japonesa, reconhecida oficialmente pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde.
O Reiki utiliza a imposição de mãos para canalizar energia vital, promovendo relaxamento profundo, redução do estresse, equilíbrio energético e melhoria da qualidade de vida. Hoje, já é aplicado em hospitais universitários e centros de saúde como terapia complementar, especialmente em pacientes oncológicos e em pessoas que buscam mais bem-estar físico, mental e emocional.
